Aceitamos Cartão de Credito • PIX • Boleto
EnglishPortugueseSpanish

Informe-se

Compartilhe

A importância dos aromas para gerar os melhores sabores em alimentos!

temperos

“A ciência define ‘sabor’ como uma mistura do que é detectado pelos receptores básicos de gosto e textura na boca, somados às informações que o cérebro recebe do nariz. Sim: sem o olfato, as estrelas Michelin dos mais premiados chefs não sobreviveriam.” (Revista Superinteressante, 2020)

Nós, humanos, sabemos na prática o quão importante é sentir um bom aroma, e o quanto isso desperta nosso paladar para os mais incríveis gostos e sensações em nossa alimentação. Quem não acorda já com vontade de sentir o cheirinho do café? Do chá? Ou da sua bebida predileta, logo de manhã?

Nossa necessidade de sentir o cheiro do que vamos comer segue assim durante todo o dia. Até para nossos pets, sabemos que o aroma incentiva muito para que os bichanos tenham desejo por sua alimentação animal. Aromas naturais, ou artificiais, a questão aqui é que nosso cérebro e nossos sentidos precisam sentir a química presente nos aromas, para que o sabor dos alimentos seja intensificado.

Os aromas, então, têm relação direta com nossa experiência de consumo de alimentos. E isso é importantíssimo, tanto do ponto de vista da nossa saúde (porque nos alimentar é básico para nossa sobrevivência), mas também do ponto de vista das sensações e estímulos que recebemos (e neste ponto a indústria de alimentos se aperfeiçoa constantemente para nos trazer diferentes aromas e sabores).

No caso específico dos temperos, condimentos e especiarias, eles são obtidos, em alguns casos, a partir de alimentos desidratados. É importante pontuar aqui que, neste caso, os aromas tendem a ser ressaltados, já que o alimento desidratado tem seu percentual de água diminuído, e assim sua essência fica mais concentrada. Daí vem todo o fascínio e o poder que estes alimentos desidratados têm em nosso dia-a-dia: eles são práticos para consumo, têm aroma intenso, podem ser misturados e dão um toque especial na cozinha, no preparo dos mais variados pratos.

Neste ponto do texto, vem a pergunta: já se lembrou por aí de algum cheiro de comida especial e memorável para você, enquanto fazia essa leitura? Muitos cheiros de alimentos nos fazem não apenas gostar de comê-los, mas nos remetem também a lembranças de situações ou locais onde consumimos aqueles alimentos. “O cheiro de determinados alimentos pode ser o principal argumento para consumi-los e as características de um alimento dependem mais do aroma do que apenas do gosto”. (Revista Food Ingredients Brasil, 2015).

Então, nossa dica é: use e abuse de temperos, condimentos, especiarias e todos os aromas e sabores especiais que proporcionam prazer e bem-estar em sua alimentação. Sempre é tempo de aperfeiçoar seus pratos, fazendo do ato de cozinhar um ritual para novas degustações!

Bhargawa Spices - Fresh indian spices, Fresh aroma spices, Indian spices,  Shabji Masala, Chat Masala, Ready masale, Kitchen King, Masala, Original  Spices, Shudh Masale
  • Leia a matéria completa da revista Superinteressante clicando aqui
  • Saiba mais sobre os Aromas na revista Food Ingredients Brasil clicando aqui
  • Para saber mais sobre os produtos da JW Alimentos, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Categorias
dia do panificador

Dia do Panificador

Essa data é uma homenagem aos profissionais que se dedicam a produzir uma delicia milenar: o pão! A panificação é uma atividade bastante antiga, fazendo

Leia Mais »
JW Alimentos - Logo

Seja Bem-vindo

Vem sempre aqui?

É SUA PRIMEIRA VEZ?

Lista de Cotações

Nenhum produto na lista

Ficha Técnica e
Laudo de Qualidade

Todos os produtos comprados vão com a ficha técnica e o laudo de qualidade.

Caso precise receber antes da compra a ficha técnica deste produto, solicite abaixo. 

Receba nosso portfólio de produtos

Inscreva-se para receber periodicamente nossos catálogos e esteja sempre atualizado com nossas ofertas e promoções.

Posso Ajudar?
Scan the code